04/09/2020 – Destaque Econômico

Indústria registrou terceiro crescimento consecutivo em julho, mantendo-se como destaque na retomada da atividade econômica.

  • Conforme divulgado ontem pelo IBGE, a produção industrial avançou 8,0% na passagem de junho para julho, mantendo a trajetória de recuperação iniciada em maio, quando cresceu 8,7% e mantida em junho, com alta de 9,7%. O resultado ficou bem acima do esperado, refletindo a expansão da produção em todas as categorias de uso, puxada por bens duráveis e intermediários. Na abertura por atividades, destaque para a produção de veículos, que avançou 43,9% no mês. Os indicadores conhecidos até o momento sugerem continuidade da recuperação da atividade industrial em agosto. Os dados da Anfavea de julho, que serão conhecidos hoje, devem reforçar tal leitura.

Governo apresentou proposta de reforma administrativa para novos ingressantes no setor público.

  • Com o objetivo de aumentar a eficiência do serviço público e gerar economias no longo prazo, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) encaminhada ontem à Câmara dos Deputados dispõe sobre a criação de novos vínculos empregatícios e modernização organizacional do setor público. O texto abre a possibilidade de contratações temporárias e sem estabilidade, além de estabelecer avaliações de desempenho dos servidores. Para as carreiras de estado, que devem seguir com a estabilidade atual, os entrantes devem passar por um período de experiência de dois anos e ser efetivados por desempenho e disponibilidade de vagas. Adicionalmente, a proposta dá ao Executivo autonomia para extinguir ou reorganizar cargos e órgãos públicos, desde que não implique aumento de despesa.

Alta do índice PMI composto global em agosto aponta para expansão do PIB no terceiro trimestre.

O índice PMI composto global, calculado pelo Depec-Bradesco, atingiu 51,9 pontos em agosto, acelerando em relação a julho (50,5 pontos). O PMI industrial avançou de 50,5 pontos para 51,8 entre julho e agosto, com destaque para o crescimento de EUA, Reino Unido e emergentes, enquanto os resultados da China e da Área do Euro mostraram desaceleração. Já o indicador de serviços passou de 50,5 para 51,9 pontos no período, uma vez que as altas na China e em outros países compensaram a perda de fôlego nos EUA e na Área do Euro. Dessa forma, o índice composto segue sugerindo aceleração do PIB global no terceiro trimestre do ano, mas em ritmo um pouco mais moderado em algumas regiões, comparativamente ao observado em julho.

Mercados operam no campo positivo à espera de dados do mercado de trabalho dos EUA.

  • . Investidores esperam que o resultado do payroll de agosto aponte para criação líquida de 1,35 milhão de vagas. Esse patamar, se confirmado, estará abaixo do reportado em julho. Contudo, a cautela limita os ganhos nesta manhã. O número de casos de Covid-19 continua crescendo em vários países, ainda que não tenha provocado grandes retrocessos no processo de reabertura das atividades. Além disso, as relações sino-americanas seguem cercadas de incertezas. Assim, os mercados acionários operam no campo positivo, mas o dólar não apresenta direção única ante as demais moedas. Por fim, os preços contratos futuros de petróleo recuam.

Fonte: Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Bradesco

Notícia selecionada por Meirelles e Meirelles Advogados – Empresarial Limeira SP